segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Escuta-os


Partilho uma emoção que só eu sinto.
A vida como enfermeira num serviço de Psiquiatria é repleto de emoções e sensações.

Um serviço com doentes que são tão discriminados pela sociedade, que não compreende que são os que mais necessitam de apoio.

No primeiro dia que me apresentei no serviço confesso que tive um certo receio, pois não sabia como lidar com estes doentes, mas logo este se dissipou e mergulhei nesta realidade, que acolhi tão carinhosamente...dei tudo de mim àqueles doentes, sentia que estes carenciam fortemente de atenção e carinho.

Sinto que posso fazer a diferença na vida desta pessoas. Não sei. Talvez seja apenas mais uma pessoa. Penso que tenho um dom. Ajudar alguém, encontrar a solução para o problema de alguém, confortar alguém, e mostrar-lhe um caminho, fazer ver que a vida é linda e tem sentido. Basta querer. A palavra de ordem é ESCUTAR.

Um sorriso faz a diferença. Às vezes basta sentar ao lado, olhar nos olhos, dar a mão. Sentir o toque. A pessoa sabe que tem apoio. Acho que mais que a "enfermeira" fui considerada pelos doentes como uma "amiga" em que eles realmente podia confiar e contar os seus receios, e emoções. Acho que a Enfermagem é isto. Entrega.

Adoro escutá-los, dar-lhes conselhos, mostrar-lhes uma saída, dizer que tudo é possível, que existe uma solução para tudo, que a vida é linda e que vale a pena vivê-la, existem pessoas que os adoram e por mais negro que o futuro pareça, eles fazem diferença na vida de alguém :)

Vemos imensos casos, diversas faixas etárias, classes sociais, todos podem ser afectados. Imensos casos de depressão, doença bipolar, esquizofrenia, tentativas de suicidio, dependência de álcool e drogas entre outros. Todos somos especiais. Tudo na vida tem um propósito. É muito gratificante ouvir um doente dizer que teve saudades da enfermeira, que se sente melhor com os cuidados que lhe presto, com o apoio que lhe proporciono, que lhe proporciono um sorriso ao entrar na enfermaria, que sou uma parte integrante da melhoria do seu estado clínico. É para isto que vivo, por pequenos momentos destes. Por um sorriso. Pela esperança. Pela VIDA.

2 comentários:

  1. Parabéns pela entrega...Psiquiatria não é nada o meu forte, sou mais pela pediatria, essencialmente Neonatologia e louvo os profissionais que ainda valorizam mais o toque, a comunicação que a técnica :-)

    ResponderEliminar
  2. Ola Ana Patricia obrigada :) eu ainda estava a tirar o curso nesta época, foi um estágio que gostei muito porque penso que era mais direccionado para as relações humanas do que propriamente para a técnica, e considero que a comunicação, o toque são tão importantes na reabilitação do doente quanto a destreza em realizar técnicas =) Actualmente terminei o curso e não faço ideia em que área vou ficar a trabalhar, vamos ver, também adoro criançinhas :D

    ResponderEliminar